WP_T015

Perguntas Frequentes sobre Cadastro Único

​                      

Logo Imagem de um  balão de conversa

WP_T034

Como solicitar acesso a base histórica do Cadastro Único?

A solicitação de acesso por prefeituras permanece a mesma. O representante da Prefeitura deve apresentar na agência CAIXA de relacionamento, formulários FICUS/E devidamente preenchido juntamente com documento original de identificação.

Quais os requisitos para o uso?

Por se tratar de uma aplicação web, não é necessária a utilização de qualquer tipo de instalador. A CAIXA disponibiliza aos usuários o endereço URL para acesso ao sistema, bastando à prefeitura ter acesso à internet.

O acesso ao Sistema de Cadastro Único deve ser feito navegador e um dispositivo conectado à internet, mediante instalação de Módulo de Segurança Warsaw.

A velocidade de internet mínima recomendada é de 2 Mbps em cada máquina que tiver acesso ao sistema. Para locais que utilizam rede compartilhada, deve-se observar que a velocidade de internet deve ser suficiente para manter o mínimo de 2 Mbps em cada computador ligado à rede.

Qual o endereço de acesso e o horário de funcionamento da base histórica do sistema Cadastro Único?

O Cadastro Único é acessado através do endereço eletrônico: www.cadastrounico.caixa.gov.br (inserir o login e senha). O horário de funcionamento do sistema é das 07 às 21 horas, pelo horário de Brasília, estando também disponível aos sábados, domingos e feriados, exceto nas paralisações programadas.

Quem pode ser um usuário Master do Cadastro Único?

Cabe ao município a indicação e solicitação de cadastramento para, no máximo, dois operadores com o perfil de Master. O usuário Master assumirá grande responsabilidade na gestão do sistema, sua escolha é uma decisão importante e deve ser tomada com base em critérios rigorosos, como o cargo de exercício, grau de responsabilidade e atribuições, pois, caberá ao usuário Master, a responsabilidade de cadastrar os demais operadores do município e dar as permissões de acesso para a realização de todas as atividades de manutenção no Cadastro Único, bem como gerenciar a desativação do usuário, quando for necessário, entre outras atribuições (Fonte: Instrução Operacional nº 35 SENARC/MDS, de 15 de abril de 2010).

Quais os procedimentos para cadastramento de usuário Master do Cadastro Único?

Para acessar o Sistema de Cadastro Único é necessário realizar o cadastramento do usuário pelo endereço www.cadastrounico.caixa.gov.br, clicando no botão “Cadastre-se”.

Preencher os campos solicitados (CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, e-mail e senha), e clicar em “Cadastre-se.

A senha a ser criada tem os seguintes pré-requisitos:

  • Deve ser numérica;
  • Deve ter pelo menos 6 dígitos;
  • Não pode ser igual ao CPF; 18 de 251;
  • Não pode repetições em sequência com mais de 2 dígitos;
  • Não pode ter sequências com mais de 2 dígitos;Não pode usar a data de nascimento.

Para ativar sua conta no Sistema do Cadastro Único, é necessário instalar um aplicativo autenticador de telefone. Baixe o Código CAIXA, FreeOTP ou Google Authenticator em seu smartphone e utilize-o para escanear o código de barras apresentado na tela do computador. Insira o código gerado pelo aplicativo autenticador no campo 3 e clique em “Entrar”.

Feito isso, será enviado um e-mail informando a atualização OTP.

O Sistema enviará uma mensagem com um link de verificação para o endereço de e-mail informado no cadastro, com prazo de expiração de 15 minutos. Caso não o receba, é necessário clicar em “Reenviar e-mail” para que ele seja reenviado.

Após ter criado a sua conta para acessar, solicita seu permissionamento de usuário mediante entrega de Ficha de Cadastramento de Usuário Externo(FICUS/E) à agência da CAIXA.

A FICUS/E está disponível na página www.caixa.gov.br, opção DOWNLOADS, ou pode ser obtida na agência. O formulário deve ser preenchido e assinadopelo gestor do órgão, inclusive com o e-mail do representante do órgão.

Onde solicitar a Ficha de Cadastramento de Usuário Externo – FICUS/E, para cadastramento do usuário Master da prefeitura?

A prefeitura pode solicitar a FICUS/E diretamente à agência CAIXA a qual possua relacionamento ou baixar o arquivo, que está disponível para download na página da CAIXA na internet. Para fazer o download, deve-se executar o seguinte procedimento, na ordem abaixo:

  • Acessar o endereço www.caixa.gov.br;
  • Clicar no link "Downloads";
  • Clicar em "FICUS/E – Ficha de Cadastramento de Usuário Externo";
  • Clicar novamente em "FICUSE_Ficha_de_Cadastramento_de_Usuário_Externo.zip" (Versão Editável, publicado em 09 de maio de 2024);
  • Baixar/salvar o arquivo "MO15060014".

Qual procedimento a ser adotado em caso de troca de Usuário Master da Prefeitura?

Apresentar na agência CAIXA de relacionamento duas FICUS/E devidamente preenchidas. Uma com a marcação do campo Exclusão do usuário Master anterior, evitando assim acessos indevidos, e outra FICUS/E com marcação do campo Inclusão para que o novo usuário Master seja cadastrado, sendo que neste último caso deverá levar junto um dos documentos de identificação da pessoa a ser cadastrada.

Como o usuário Master deve proceder para conceder ou retirar permissão de um operador da base histórica do Cadastro Único?

A inclusão de autorização de Usuário Final só pode ser feita por um dos Usuários Master do órgão, conforme as orientações a seguir.

A autorização é feita diretamente no Sistema de Cadastro Único, na aba “Administrar Usuários”, e é composto obrigatoriamente por duas etapas:

1 - Auto cadastramento de Usuário Final: realizado pelo próprio usuário.

2 - Autorização de Usuário Final: o Usuário Master define as funcionalidades que poderão ser acessadas pelo Usuário Final.

O Usuário Master deve efetuar login no Sistema de Cadastro Único, deve selecionar na pequena seta à direita até encontrar a opção de “administrar usuários” e clicar no local indicado para ser direcionado para o sistema de inclusão de permissões.

O usuário Master deverá preencher o CPF do operador que deseja incluir permissões.

Após ser feita a busca pelo CPF, serão listados os perfis em que o usuário está cadastrado como Master (podendo conceder o perfil para outros operadores).

A marcação do perfil escolhido pode ser feita clicando na caixa ao lado de “Usuário”, marcando todos os perfis, ou nas caixas específicas para cada perfil.

Ao marcar um perfil, os valores dos campos Data Inicial, Data Final, Hora Inicial e Hora Final serão preenchidos com valores padrão, podendo ser alterados.

O período máximo para cada permissão é de 1 ano e o sistema impedirá a inclusão de prazos maiores que isso.

Os campos de Hora Início e Hora Final deverão ser cadastrados conforme o período de serviço do empregado.

O horário cadastrado é referente ao horário de Brasília (UTC-3), podendo ser ajustado conforme a necessidade.

A inclusão ou remoção individual de permissões pode ser feita pela coluna Ações, na direita de cada perfil. Botão de inclusão: Incluí a permissão no perfil selecionado na linha e botão de exclusão: Excluí a permissão do perfil selecionado na linha.

Botão de identificação: Apresenta na tela o usuário que incluiu a permissão naquele perfil.

Essa operação pode ser feita em quantos perfis o Usuário Master julgue necessários para o trabalho do Usuário Final.

Como o usuário Master deve proceder para retirar as permissões um operador da base histórica do Cadastro Único?

O usuário master deve efetuar login no Sistema de Cadastro Único, deve selecionar na pequena seta à direita até encontrar a opção de “administrar usuários” e clicar no local indicado para ser direcionado para o sistema de permissões.

O usuário master deverá preencher o CPF do operador que deseja incluir permissões.

Após ser feita a busca pelo CPF, serão listados os perfis em que o usuário está cadastrado como Master (podendo conceder o perfil para outros operadores).

A retirada de permissões é realizada por meio da desmarcação do perfil escolhido, pode ser feita clicando na caixa ao lado de “Usuário”, marcando todos os perfis, ou nas caixas específicas para cada perfil.

Quais os relatórios disponíveis para as Prefeituras atualmente na base histórica do Cadastro Único?

Os relatórios no Cadastro Único estão divididos entre Sintéticos e Analíticos com posição até 28/02/2025. São gerados através da funcionalidade "Relatórios", estão disponíveis os seguintes relatórios:

Relatórios Sintéticos:

  • Famílias Indígenas;
  • Famílias Quilombolas;
  • Estado Cadastral da Família;
  • Situação Cadastral de Famílias Cadastradas;
  • Condição do Cadastro da Família Cadastrada;
  • Trabalho Infantil nas Famílias Cadastradas;
  • Famílias Com Pessoas Sem Registro Civil;
  • Pessoas em Situação de Rua em Famílias Cadastradas;
  • Transferências.

Relatórios Analíticos:

  • Famílias com Pessoas Sem Registro Civil;
  • Pessoas em situação de rua nas famílias cadastradas;
  • Transferências;
  • Família e Membros Pendentes de Atualização do INEP;
  • Relatório de Alterações Realizadas por Usuários;
  • Membro com Indicativo de Óbito;
  • Membro com Indicativo de Óbito Rejeitado;
  • Pendências Governo Federal;

De que forma é possível gerar e visualizar relatórios sintéticos na base histórica do Cadastro Único?

Para gerar relatórios sintéticos no Cadastro Único, com posição até 28/02/2025, é necessário:

  • Acessar a funcionalidade RELATÓRIOS" e clicar na aba "RELATÓRIOS SINTÉTICOS";
  • Selecionar o tipo de relatório sintético desejado;
  • Selecionar os critérios para pesquisa e clicar no botão "SOLICITAR RELATÓRIO";
  • O relatório será exibido na tela, para salvar e/ou imprimir, clicar novamente no botão "SOLICITAR RELATÓRIO"; Clicar no botão "SALVAR", selecionar o local onde o arquivo será salvo e depois clicar em "SALVAR" novamente. O relatório será gerado em PDF no local desejado.

De que forma é possível gerar e visualizar relatórios analíticos na base histórica do Cadastro Único?

Para gerar relatórios analíticos no Cadastro Único, com posição até 28/02/2025 é necessário:

  • Acessar a funcionalidade "RELATÓRIOS" e clicar na aba "RELATÓRIOS ANALÍTICOS";
  • Selecionar o tipo de relatório analítico desejado;
  • Selecionar os critérios para pesquisa e clicar no botão "SOLICITAR RELATÓRIO";
  • Os relatórios analíticos estarão disponíveis após processamento (até 48 horas) na funcionalidade "BAIXAR ARQUIVOS".
Para visualizar os relatórios analíticos no Cadastro Único, é necessário:
  • Acessar a funcionalidade "BAIXAR ARQUIVOS";
  • Na aba "RELATÓRIOS SOLICITADOS", aparecerão todos os relatórios solicitados;
  • Clicar no botão "SALVAR ARQUIVOS", ao lado do relatório desejado, e depois em "SALVAR";
  • Selecionar o local onde o arquivo será salvo e clicar em "SALVAR";
  • Para visualizar o relatório, ir ao local onde o arquivo foi salvo e descompactar o arquivo, e o relatório será visualizado em formato TXT.

Como obter formulários do Cadastro Único?

A solicitação de formulários do sistema do Cadastro Único é efetuada pelo município diretamente ao MDS, através do SASF - Sistema de Atendimento e Solicitação de Formulários. O SASF está disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família - SIGPB, no sítio do MDS. Dentro do sistema do Cadastro Único, existe a opção do operador imprimir formulários Cadastro Único em branco, para isso, deve acessar a funcionalidade 'Baixar Arquivos' e selecionar a opção 'Formulários em Branco', onde estarão disponíveis para impressão os seguintes tipos de formulários:

Formulário Principal de Cadastramento, formulário Suplementar 1, Suplementar 2, Avulso 1, Avulso 2 e conjunto completo composto pelo Formulário Principal + Suplementar 1 + Suplementar 2.

Desejo alterar minha senha de acesso ao sistema Cadastro Único. O que fazer?

  • Acessar a página do sistema do CadÚnico7 (https://www.cadastrounico.caixa.gov.br).
  • Caso o usuário deseje alterar a senha cadastrada ou tenha esquecido a senha, deve informar o CPF, clicar no botão “Próximo”, e clicar em “Recuperar Senha” para gerar uma nova.
  • Digite o CPF, clique no botão “Continuar”, na tela seguinte deverá informar o Código autenticador e clicar em “Entrar”, para receber uma mensagem com instruções sobre como criar a senha.
  • O Sistema informa que foi enviada mensagem com link para alteração da senha, com prazo de expiração de 720 minutos. Ao selecionar o link, é solicitado o código autenticador.
  • Será então exibida uma tela para atualização de senha. A nova senha não pode ser igual a qualquer uma das últimas 3 utilizadas pelo usuário.
    Ele deverá inserir a nova senha, confirmá-la e clicar em “Continuar”.
  • O usuário receberá uma mensagem informando que sua senha de acesso ao Sistema foi atualizada.

WP_T014

WP_T051

Outros produtos CAIXA

Crédito CAIXA

Se você acredita que pode mais, a CAIXA acredita com você.

Veja as opções ›

Casa própria

Venha para a CAIXA e a realize o sonho da casa própria.

Compre sua casa própria ›

Cartões CAIXA

A CAIXA tem sempre um cartão perfeito para você.

Escolha agora o seu ›

Contas CAIXA

As contas CAIXA têm as melhores tarifas do mercado.

Abra sua conta ›