Parcerias

Compromissos e Pactos Voluntários da CAIXA para a Sustentabilidade
pactos Pactos e Compromissos
Topo

Pactos e Compromissos

A CAIXA alinha sua estratégia, suas políticas e sua estrutura a diretrizes mundiais de sustentabilidade com o intuito de conduzir uma atuação em prol do desenvolvimento sustentável do Brasil, gerando valor aos clientes e à sociedade como instituição financeira pública e agente de políticas de Estado.


O Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Considerada a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros, em quase 80 redes locais, com abrangência de 160 países.

A Rede Brasil é terceira maior rede do Pacto Global, com mais de 1.100 membros, cujos projetos são desenvolvidos por meio dos Programas Internacionais e das Plataformas de Ação (Água, Agro Sustentável, Direitos Humanos, Clima, Contra a Corrupção, Pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Comunicar e Engajar).

Atualmente estão em andamento cerca de 40 iniciativas, que contam com o envolvimento de centenas de empresas, bem como agências da Organizações Unidas e agências e representações governamentais.

As contribuições realizadas ao Pacto Global são recebidas e administradas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, que é um órgão subsidiário das Nações Unidas, após assinatura de acordo no qual são estabelecidas as condições que devem ser cumpridas para afiliação e aceitação do apoio financeiro.

Saiba mais

Os Princípios do Equador – PE se referem a um acordo internacional firmado por instituições financeiras que se comprometem a avaliar e gerenciar os impactos ambientais e sociais associados ao financiamento de projetos, em conformidade com as normas e leis vigentes, bem como com os requisitos de melhores práticas socioambientais para mitigar o risco da operação, tais como:

  • O respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos;
  • O combate à mão de obra escrava ou infantil;
  • A proteção à saúde e à diversidade cultural e étnica; além da adoção de sistemas de segurança e saúde ocupacional.
  • Em termos de autorregulação no sistema financeiro, este protocolo, com utilização das salvaguardas alinhadas ao Padrões de Desempenho da IFC - International Finance Corporation, é considerado o mais relevante instrumento para a adoção de critérios objetivos na avaliação e monitoramento de projetos que se caracterizam por inerentes e significativos impactos sociais e ambientais, gerando a necessidade de uma estratégia que permite não somente mitigá-los, mas também evitar que os riscos socioambientais inviabilizem a operação e, consequentemente, ocasionem perda financeira para os signatários.

    Saiba mais

Carbon Disclousure Project

O programa CDP Benchmark Club tem como objetivo engajar empresas a relatar de forma sistematizada informações ambientais relevantes e integrá-las em suas estratégias de negócios.

A Carbon Disclosure Project – CDP é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que fornece um sistema global de divulgação ambiental, por meio do qual as empresas e cidades podem medir, divulgar, gerenciar e compartilhar informação ambiental relacionada a iniciativas voltadas para mudanças climáticas, água, florestas, cidades e cadeia de fornecedores.

A organização disponibiliza aos seus signatários, por meio do CDP Climate Change, a participação em dois programas dos quais a CAIXA faz parte, quais sejam: CDP Supply Chain e CDP Benchmark Club.

O Programa CDP Supply Chain consiste na divulgação dos impactos sobre o meio ambiente e recursos naturais de determinada atividade, oportunizando que a empresa signatária, bem como os fornecedores a ela relacionados, respondam questionários sobre o gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa e uso da água em suas operações, de forma a possibilitar avaliação da atuação e a identificação de melhorias no uso de recursos naturais.

A Carbon Disclosure Project – CDP transforma os dados recebidos de empresas e de seus fornecedores em análises detalhadas sobre riscos, oportunidades e impactos ambientais críticos. De posse das análises, publica os dados e observações para subsidiar investidores, empresas e decisores políticos a embasar suas decisões, gerenciar riscos e capitalizar oportunidades.

Saiba mais

United Nations Enviroment Program - Finance Initiative

É uma parceria entre a ONU Meio Ambiente e o setor financeiro, criada na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - ECO 92, com a missão de promover o financiamento sustentável.

Atualmente conta com mais de 400 instituições signatárias que trabalham para entender os desafios e cenários ambientais, sociais e de governança que impactam em seus negócios, produtos e serviços e, dentre elas, a CAIXA.

A UNEP FI apoia os princípios do setor financeiro global para catalisar a integração da sustentabilidade nas práticas do mercado financeiro.

A entidade estabeleceu e/ou participou da criação dos seguintes instrumentos bancários:

  • Princípios para Responsabilidade Bancária (PRB) lançado em 22 de setembro de 2019 com mais de 130 bancos detendo conjuntamente US $ 47 trilhões em ativou um terço do setor bancário global.
  • Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI) estabelecido em 2012 pela UNEP FI e hoje aplicado por um quarto das seguradoras mundiais (25% do prêmundial).
  • Princípios para Investimento Responsável (PRI) estabelecido em 2006 pela UNEP FI e pelo Pacto Global da ONU, agora aplicado por metade dos investidores institucionais do mundo (US $ 83 trilhões).

Saiba mais

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Tem por objetivo e missão a excelência nas atividades técnicas, científicas, político-institucionais e gerenciais, congregando engenheiros e demais formações profissionais que contribuam para o desenvolvimento da engenharia sanitária e ambiental, do saneamento, da saúde pública, da gestão dos recursos hídricos e do meio ambiente, visando à qualidade de vida da sociedade, mediante a discussão, em instâncias apropriadas, das posições político-institucionais das áreas de Saneamento, Saúde Público, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Regional.

Saiba mais

PCAF – Partnership for Carbon Accounting Financials

A Partnership for Carbon Accounting Financials (PCAF), principal iniciativa global que busca padronizar o método de mensuração de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) dos financiamentos e investimentos realizados por instituições financeiras.

A metodologia desenvolvida pela PCAF é referência para o cálculo das emissões financiadas e definida como base para a construção de uma estratégia de neutralização de emissões de instituições financeiras em linha com a Science Based Targets Initiative (SBTi), que visa fortalecer o estabelecimento de metas de descarbonização que comprovadamente limitem o aquecimento global a menos que 2°C.

Saiba mais

PRB - Princípios da Responsabilidade Bancária

Os Princípios de Responsabilidade Bancária – PRB estabelecem diretrizes para garantir que as estratégias e práticas dos bancos signatários estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Acordo de Paris.

Os Princípios são projetados para serem integrados às estratégias dos bancos e em todo o seu portfólio de atividades, trazendo propósito, visão e ambição em finanças sustentáveis para o centro da organização.

Saiba mais

parcerias Parcerias Internacionais
Topo

Parcerias Internacionais

A CAIXA se une a grandes parceiros internacionais para cooperação técnica a fim de garantir sua melhor performance em ações econômicas, sociais e ambientais, e ampliar sua atuação no desenvolvimento sustentável. Desse modo, o banco aperfeiçoa seus instrumentos de apoio na gestão em responsabilidade social, ambiental e climática e contribui cada vez mais para a sustentabilidade do país.


KFW Bankengruppe

A parceria entre o banco de fomento alemão KFW Bankengruppe e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) continua contando com o apoio da CAIXA, que implantou ações de fomento à Eficiência Energética (EE) no Brasil por meio de uma linha de crédito e medidas complementares. Workshops, encontros e visitas de delegações resultaram no estabelecimento do Programa de Eficiência Energética KFW/CAIXA.

Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH

​A parceria entre a CAIXA e a Agência Alemã de Cooperação Técnica foi feita para integrar experiências e conjugar esforços institucionais e técnicos no que se refere ao desenvolvimento e ao uso de conhecimentos relacionados à utilização e à disseminação de Sistemas de Aquecedores Solares (SAS) para água, como fontes alternativas de energia.

Agence Française de Développement - AFD

​Instituição financeira e principal agência para a implementação oficial da assistência francesa ao progresso de países em desenvolvimento e territórios ultramarinos, tendo como objetivo apoiar projetos, programas e estudos através de bolsas, empréstimos e fundos de garantia.

​O Groupe Caisse des Dépôts e suas subsidiárias constituem um grupo público que atende o interesse geral e o desenvolvimento econômico da França. Este grupo realiza missões de interesse geral em apoio a políticas públicas conduzidas pelo Estado Francês e autoridades locais, e foca o seu trabalho em quatro transições estratégicas tendo em vista o desenvolvimento a longo prazo da França: as transições territoriais, ecológicas e energéticas, digitais e demográficas

Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID

​Em 2005, a CAIXA assinou memorando de entendimento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que estabeleceu um quadro de cooperação entre as duas instituições, em que a CAIXA oferece serviços técnicos, operacionais e de gerenciamento ao BID para a execução e gestão efetiva de empréstimos e cooperações técnicas de projetos que beneficiarão municípios brasileiros.

​A CAIXA, o Banco Mundial e o Green Climate Fund (GCF) instituíram um programa para alavancar o financiamento em projetos de eficiência energética de forma inovadora no Brasil, fomentando a participação de outras instituições financeiras privadas nacionais no crédito de longo prazo nos setores de Iluminação Pública Municipal e Eficiência Energética na Indústria. Para garantir a sustentabilidade dos projetos, o programa conta com um marco de gestão socioambiental elaborado pela CAIXA e que pode ser consultado por todos os interessados.

Acesse o Marco de Gestão Socioambiental

Green Climate Fund

​O Green Climate Fund (GCF), ou Fundo Verde do Clima, é uma iniciativa global para atender às necessidades e trabalhar em prol do combate às mudanças climáticas.

Para aplicar seus recursos, o GCF atua por meio de uma ampla gama de instituições denominadas Entidades Acreditadas. Por meio de um grupo de especialistas, o Fundo realiza uma análise aprofundada das capacidades técnicas e fiduciárias dessas entidades.

A CAIXA será a primeira instituição financeira brasileira a se tornar entidade acreditada pelo GCF.

Os setores prioritários para o uso dos recursos do GCF são: energia, infraestrutura, transporte, habitação, uso de solo, manejo florestal, entre outros.

Veja mais sobre o GCF