O mercado de renda variável não tem previsibilidade. Os preços dos ativos variam de acordo com as condições do mercado nacional e internacional e não é possível definir de quanto será o retorno ou, sequer, se haverá retorno.
No entanto, geralmente, o risco é proporcional ao retorno. Por exemplo: o ganho da renda fixa usualmente é menor, no que se refere à capacidade máxima, do que o retorno de renda variável. E o risco é menor, pois você já sabe o quanto sua aplicação vai render. Já na renda variável, o retorno depende da diferença entre o preço de compra e de venda, que pode ser negativo ou positivo. A capacidade máxima de retorno é muito mais alta. Ou seja: com o risco maior, o retorno tem um prêmio potencialmente maior.
Por isso, antes de investir no mercado de ações, certifique-se de que você está disposto a correr riscos com o objetivo de obter a máxima rentabilidade possível. Essas operações são para investidores com perfil agressivo, que não se preocupam com flutuações momentâneas do mercado e visualizam compensações a longo prazo.
Conheça os riscos de mercado